analytics

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O "simples" no desenvolvimento Web

Confira o post de Odair de Souza, instrutor de Desenvolvimento Web da Alfamídia:


Em outro post há algum tempo atrás (bastante tempo, aliás), escrevi um pouco sobre como ser mais "simples" ao elaborar um projeto para um "cliente web" - muitas vezes tudo o que ele quer é só um blog customizado.

Para dar um pouco mais de precisão ao tema, vou escrever aqui um pouco sob o foco do desenvolvimento, do código, da "mão na massa" mesmo.

Tratando apenas do "universo web", ou seja, sem considerar os tablets e celulares, hoje temos no mercado diversas possibilidades e tecnologias para o desenvolvimento. Mas, de todas essas tecnologias, o que é mostrado e pesquisado e comprado e usado é: PHP, Java e ASP.Net.

Vou tentar resumir de forma bem superficial e direta cada uma dessas três tecnologias:

1) PHP
Criada em 1994 foi inicialmente feita para uso pessoal pelo seu mentor, mas ganhou seguidores e colaboradores em pouco tempo. Cresceu de maneira tímida até o início dos anos 2000, se compararmos com os ASP (não o .Net, o "antigo"). PHP é uma linguagem de programação que, misturada com HTML e outras coisinhas mais, permite criar páginas web que tenham seu conteúdo gerado dinamicamente, ou seja, conteúdo que varia de acordo com as escolhas do visitante da página. Foi criada para ser simples e realmente era até a versão 4, do ano 2000. Nessa versão 4 surgiram muitas melhorias na linguagem e a inclusão do suporte à programação orientada a objetos, que tornou o PHP uma linguagem capaz de ser usada para o desenvolvimento de grandes projetos web. A partir daí todas as alterações e modificações foram com o intuito de tornar a linguagem PHP mais robusta e mais padronizada, deixando de ser vista como uma linguagem "inicial" para quem está começando no ramo da programação de computadores (especificamente para web, claro).

2) ASP e ASP.Net
A tecnologia ASP foi "montada" por volta de 1995, unindo um pouco de linguagem de programação do VB, um pouco da tecnologia de um software "servidor web", um pouco de orientação a objetos e por aí vai. Tem a mesma finalidade do PHP já descrito acima, gerar páginas web com conteúdo dinâmico, mas escrevendo o código com uma linguagem um pouco diferente do que é feito com PHP, além de ter a marca Microsoft e o marketing atrelados à tecnologia. ASP.Net, surgiu ali no início dos anos 2000, quando a Microsoft cansou de não ganhar nada com o ASP "antigo". Sim, pq para desenvolver páginas dinâmicas com ASP o desenvolvedor realmente não necessita de nenhum software especial ou coisa do tipo. E, nesse caso, o que a Microsoft, que é uma empresa que vende software, ganha com isso? Nada. Pronto, taí o real motivo para o surgimento de uma "nova plataforma de desenvolvimento", a necessidade de vender software para esse segmento: Visual Studio. Enfim, eu explico melhor nas aulas de desenvolvimento web que ministro na Alfamídia.

3) Java
Java é simples. O problema é que "pintaram" como algo complexo, difícil e ao mesmo tempo revolucionário e etc, etc. É igual ao que a Microsoft faz: tem a parte de desenvolvimento para desktop, tem a parte de desenvolvimento web, tem a parte de desenvolvimento mobile e assim vai... O problema é que é "tudo Java". Não tem nome diferente. Na verdade sim, tem MUITOS nomes e siglas e sopa de letrinha para representar cada coisa, mas a grosso modo, é tudo Java. Então, como é simples isoladamente, mas complexo no contexto geral, gera confusão e frustração para quem tá começando. Mas é assim: IGUAL ao PHP, ASP e ASP.Net. No segmento web do Java tudo funciona da mesma maneira que os outros anteriores (PHP e ASP). Eu diria que é um "mix" dos dois. Se vc quiser desenvolver código Java para web, você não precisa usar um software de desenvolvimento super elaborado, basta o Bloco de Notas. Mas se você quiser algo mais complexo e com mais possibilidades, sim, você terá que usar um software um pouco mais elaborado para desenvolver seu projeto (parecido com o Visual Studio, mas gratuito).

TODAS as três tecnologias descritas acima de forma simples, são capazes de ter os códigos organizados em camadas e ter toda uma padronização para permitir o trabalho em equipe e produtivamente e etc, etc.

Esse não é o ponto principal do texto. A grande questão e a que nos leva ao "simples" sugerido no título desse post.
A real necessidade de conhecer o básico antes de ingressar no desbravamento de alguma dessas três tecnologias:

HTML. Sim caros leitores, o bom e velho HTML.

Se você pensa que conhecendo bem um ou outro software (Visual Studio, Net Beans, Eclipse, Dreamweaver, Zend Studio, etc) é o suficiente para ser um bom desenvolvedor web, está COMPLETAMENTE ENGANADO!

VOCÊ REALMENTE PRECISA SABER TUDO SOBRE HTML.

Não é exagero. É o básico. E não é difícil. E não está ultrapassado. E nada substitui esse conhecimento, nem mesmo um software cheio de possibilidades e firulas...

Hoje, se você realmente conhecer HTML você pode criar um blog, customizá-lo, adicionar recursos (widgets e outros), oferecer produtos e opções de integração com cartão de débito e crédito e muitas outras funcionalidades, sem conhecer NADA sobre linguagens de programação. Se você souber um pouco sobre CSS então, as possibilidades são ainda maiores.

Claro que algum leitor dirá que esse ou aquele software de desenvolvimento "faz tudo" e gera todo o HTML automaticamente e etc, etc, e é só usar o "modo design" e está tudo resolvido. NADA DISSO!!! Mais cedo ou mais tarde você vai precisar "meter a mão na massa" e aí você terá que saber o que o seu software que faz tudo pra você inventou de código e como misturou tudo.

E mais ainda: não se engane pensando que HTML é fácil e é só um monte de tags. Se você nunca fez uma página web usando somente o bloco de notas, taí uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a tecnologia base do segmento de desenvolvimento web. Crie uma página com seu currículo, por exemplo.

Assim, de maneira clara e objetiva, resumo esse post da seguinte maneira: antes de começar a aprender alguma linguagem de programação (PHP, ASP.Net ou Java), aprenda bem HTML. Depois, pesquise e faça alguns testes com CSS e se der, estude um pouco sobre JavaScript, que não é Java, só tem o nome parecido.

Bons estudos e lembre-se: menos é mais, ou o suficiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário