analytics

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Novo Site Alfamídia: Escolha da Tecnologia

Pretendemos publicar aqui algumas das técnicas e recursos utilizado no desenvolvimento do site da Alfamídia

Contexto
O site da Alfamídia havia sido implementado por uma empresa terceira utilizando a plataforma Drupal. Haviam várias razões que nos levavam a querer trocar de tecnologia, incluindo migrarmos para uma plataforma que fosse mais de domínio de nossa equipe

Problema
O principal problema era selecionar a melhor tecnologia para implantar uma atualização do site.

Como todos os dados estavam em um banco de dados SQL Server, e vários dos sistemas internos da Alfamídia foram desenvolvidos em C#.Net, a escolha óbvia seria desenvolver o novo site em Visual Studio.

Por várias razões, porém, tínhamos dúvidas de ser a melhor escolha para criação de um site. A Alternativa de utilizar uma plataforma como Wordpress remeteria as mesmas questões que já tínhamos com o Drupal.

A Solução
Uma investigação das tecnologias disponíveis hoje no mercado nos levou a um estudo aprofundado dos frameworks Javascript.

Embora javascript puro permitisse já uma flexibilidade muito grande na programação de um site, desenvolver um site que buscasse dinamicamente dados de um servidor sempre foi um trabalho muito complexo. O custo de desenvolver uma solução javascript sempre pareceu anti-econômico. Embora o JQuery reduzisse significativamente este custo, ainda parecia envolver um trabalho grande demais para justificar sua escolha em relação a soluções de CMS.

O surgimento de vários frameworks Javascript, na nossa visão, trouxe novos elementos para este cenário. Estes frameworks implementam no próprio cliente conceitos que consideramos fundamentais para a construção de sites, inclusive a separação entre dados e apresentação, em formatos MVC e similares.

Por fim, optamos pela utilização do framework Knockout, como uma alternativa de equilíbrio entre o poder do framework, seu peso e a curva de aprendizado para a equipe.

Avaliação dos Resultados
Nossa avaliação atual é que o custo total de desenvolver a solução em Knockout não foi particularmente diferente de uma implementação utilizando .Net ou um CMS, com um resultado significativamente melhor de interatividade e recursos no site.



Nenhum comentário:

Postar um comentário